terça-feira, 29 de maio de 2012

Mulheres machistas e a Marcha das Vadias

Sonho com o dia em que as mulheres deixarão de ser machistas.
Silenciosamente, são elas que sustentam e contribuem para a subsistência de toda essa cultura sexista arraigada, tanto quanto alguns homens.

Senti raiva quando li alguns comentários em redes sociais a respeito da Marcha das Vadias, ocorrida no domingo passado, concomitantemente em vários estados brasileiros. E olha que nem me refiro a comentários extremos, a exemplo de "elas querem respeito mas ficam agindo como vadias!!!", muito exclamado poraí. Me refiro a manifestações tímidas e às vezes silenciosas de algumas mulheres que se diziam "apoiar o objetivo da marcha", "afinal lutar pela igualdade sempre é válido", mas que "desaprovam totalmente os meios utilizados na marcha". Afinal, tem outras maneiras de protestar pelo fim do machismo, "sem precisar se comportar como vadia".


" [...] Apesar desse ser um exemplo do problema feminista da falta de agência das mulheres, repare que a “sociedade” que força essa falsa escolha nas mulheres é, na verdade, composta por outras mulheres, e não homens, e ela começa com a maneira excessivamente enfática pela qual as mães repreendem suas filhas: “vista-se como uma mocinha”. Com certeza, a energia original que criou essa loucura vem dos homens, do tal “patriarcado”, mas se todos os homens fossem executados esta noite, nada mudaria amanhã. Está em piloto automático. Caso em questão: esta história de uma menina totalmente roubada de sua agência foi escrita por uma mulher." (daqui)

2 comentários:

  1. Acompanhando também a sua produção de liberdade. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Gabi. Não sabia ainda desse endereço novo.

    A Marcha das Vadias me fez sentir muita, muita raiva de gente que eu considerava esclarecida, educada. Descobri que o machismo é mais arraigado do que eu poderia imaginar.

    Tô com saudades e querendo (muito) conversar sobre isso e sobre outras coisas tantas :) Nos vemos semana que vem?

    Beijões!

    ResponderExcluir